quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SEMINÁRIO LOCAL CONEXÕES DE SABERES!

                     Olá, caros amigos. 
                   O Território teve  a imensa honra de participar do Seminário Local Conexões de Saberes, que ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.  O Seminário contou com diversas apresentações, que serão relatadas logo abaixo juntamente com detalhes  da abertura e do encerramento. Esperamos que apreciem.       
                A abertura do seminário contou com a presença de Alexânia Alves Gonçalves (SECADI/MEC), Jussara Smidt Porto (PROREXT/UFRGS), Valquíria Link Bassani (PROGRAD/UFRGS) e um ex-conexista da UFRGS Marco Volati do ano de 2005. Todos os se apresentaram e colocaram suas opiniões sobre o Programa Conexões de Saberes e, infelizmente, sobre sua extinção. Contudo, foram propostas grandes melhoras quanto ao novo formato PET Conexões de Saberes. A Representante do MEC, Alexânia, mostrou transparências com pesquisas dos prós e contras do Programa Conexões de Saberes vigente durante todos estes anos, desde 2005 até o último edital em 2010, e as percepções através das pesquisas que levaram praticamente a sua substituição em termos de custo benefício para o formato PET. Foi muito esclarecedor em termos políticos, entretanto não convence a quem esteve em contato direto com o Programa. Mas, sim, será extinto.
            Continuando com as explanações, cito a importância que o conexista Marco colocou em pauta, a questão da visão política que o Conexões de Saberes forneceu a ele, enquanto conexista participando das formações e as reflexões que lhe causaram posteriormente; “Até hoje, na realidade em encontros como estes ou relembrando sua trajetória”, citou o conexista.
O principal questionamento após as exposições pela platéia, foi justamente se a questão política do Conexões será preservada enquanto PET conexões...Uma conclusão muito duvidosa na visão de todos e, contudo preocupante, já que o intuito do programa é a “luta” na permanência e na troca de experiências entre a comunidade popular e o aluno da universidade como “conector” de troca de saberes. Sendo que o PET é tradicionalmente vinculado à excelência universitária.
            Tivemos também uma pequena explanação do que veremos em 2012, o qual será o último ano com a política de cotas na UFRGS e conforme colocado pela senhora Valquíria, representante da comissão de permanência de alunos cotistas na UFRGS, tendem a permanecer, de outro lado, tudo depende da questão política que estará em jogo. Mas, segundo os dados que os vestibulares têm apresentado e em cima do desempenho acadêmico dos cotistas, ela acredita numa possível negociação...E tendo ainda, como elemento surpresa, a esperança na formação completa de todos cotistas para daí obtermos o real resultado da implantação desta política e realizar de fato uma política de inclusão social efetiva na UFRGS.
            A Mesa redonda sobre Memória e Futuro, ministrada pela Coordenadora geral do Programa Conexões de Saberes na UFRGS, Marilis Almeida e a Coordenadora Adjunta, Rita Camisolão, não poderia ter sido diferente, tivemos uma apresentação do Programa Conexões de Saberes com sua memória e seu futuro, traçados pela coordenadora Marilis juntamente com a Rita. Foi enriquecedor viajar com o Conexões, desde seu início em 2005 e descrições até foi colocado em pauta a preocupação com a transição para o PET e a temência à sua extinção política, assim como a identidade do Programa que hoje é muito presente em sua trajetória. Também como Tutora do PET conexões, a coordenadora Marilis, soube colocar que nossas dúvidas como conexistas são as mesmas dos petianos, pois estão apreensivos tanto quanto nós a esta transição. Na verdade, o PET conexões, está no início e seu perfil ainda deverá ser traçado.
Ao final da manhã, tivemos a oportunidade de conhecer o grupo Renascer da Esperança que nos presenteou com sua música, forte e empolgante. Um projeto realizado no bairro Restinga, com o intuito de resgatar jovens de andarem pelas ruas, ocupando seu tempo com música.
À tarde várias apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos participantes do programa nas escolas nos territórios geográficos da Restinga e do Jd. Universitário. O território de direitos humanos está desenvolvendo uma ação com alunos da Escola Walter Jobim, com oficinas de reflexão e expressão. O território ações afirmativas pôs em pauta uma pesquisa realizada por eles sobre a questão do estranhamento causado por um negro em cursos tradicionais da UFRGS, causando muitos comentários e observações. O PET conexões – Ciências Humanas realizou oficinas na Escola municipal Anita Garibaldi, enfocando a importância da Família e os direitos civis das crianças, com a oficina “Pensando seus direitos”.
            O encerramento do dia foi brindado com o show da banda Produto Nacional que se apresentou às 20h no Salão de Atos da UFRGS.
            A manhã do dia 18/11, foi com mais uma satisfatória explanação de alunos participantes do Programa, relatando suas ações e sua percepções em relação a troca de saberes. O território Saúde e Meio Ambiente trouxe duas apresentações desenvolvidas pelo território: “Vivências no Jardim Botânico” e “Oficina de Hóquei”, demonstrando toda a dedicação dos participantes em levar a conscientização ambiental através do esporte e de passeios culturais. Tivemos a apresentação do PET agronegócio, da UNIPAMPA que veio mostrar o  trabalho sobre Zootecnia e seus ensinamentos na comunidade escolar, assim como sua aplicação em frigoríficos da região. E encerrando as apresentações, o PET da saúde coletiva, mostrou os dados sobre a vacinação sobre a hepatite B que foi divulgada no primeiro semestre dentro da UFRGS para a comunidade universitária. Deve-se citar que neste último trabalho foram relatadas as dificuldades que o grupo enfrentou para divulgação, retorno e convencimento dos alunos para tomarem as vacinas e suas outras aplicações, aceitando as sugestões e colocações que foram expostas logo ao final da apresentação.
                   Durante a tarde tivemos sessões de mesa redonda. A primeira foi PET-Conexões: desafios ao Programa de Educação Continuada na qual foram relatadas as atividades desenvolvidas pelo programa na UFRGS e nas demais universidades presentes. Na mesa estavam presentes Frank Peçanha (UNIPAMPA), Lorena Gill (UfPel), Nair dos Santos (UFRGS) e  bolsistas do programa PET- Conexões e a Pró-reitora de extensão Sandra de Deus. As discussões prosseguiram até as 16h e  foram muitíssimos interessantes. 
                         Mais tarde tivemos a apresentação das Ações Afirmativas  na qual estavam presente a aluna Priscila Pereira (Conexões de Saberes), Luciana Marta Del Ben (IA/ UFRGS),Maria Aparecida Bergamaschi (FACED/UFRGS), João Vicente Silva Souza (CAP/UFRGS). Esta mesa foi muito polêmica porque abrangeu questões como a implantação e permanência das cotas, além  de políticas de permanência dos alunos de origem popular na Universidade. A discussão ultrapassou o prazo previsto e respondeu a muitas dúvidas  dos representantes das outras universidades. 
      O encerramento Seminário aconteceu por volta das 18h40min  com agradecimentos e  avaliação do mesmo. Foi mais um evento importantíssimo e gratificante para o Território.
          Agradecemos a todos que assistiram as apresentações do Território e parabenizamos a todos que apresentaram maravilhosamente durante o Seminário. 
              Por ora é isso!!!
                Beijinho a todos!! 
                  Francine da Rosa e Marianne Nunes. 


 Território Saúde & Meio Ambiente!

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte Sempre.