terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tempos de muita Alegria!!!

  Olá, caros leitores. 
  Voltamos com mais notícias sobre o Território. Nossa última reunião foi no dia 19 de agosto, ficamos montando os resumos para o Salão de extensão da UFRGS e os banners de apresentação. Trabalhamos em grupo, um auxiliando o outro para que todos tivessem como participar do Salão. Como o sistema de inscrição estava com problemas, ligamos para a Pró -Reitoria e nossas coordenadoras ficaram tentando desbloquear o sistema para liberar a postagem dos resumos. Teremos resumos sobre a oficina de puff's, sobre o hóquei e sobre as dificuldades encontradas para desenvolver algumas ações. Agora tudo está organizado e as inscrições no Salão já foram efetivadas. 

  Também montamos uma escala para as visitas ao Jardim Botânico e ao DMAE. Infelizmente a visita ao DMAE foi transferida para 18 de outubro, mas a visita ao Jardim Botânico ocorreu no dia 26 de agosto com  a turma da quarta série da Escola Anita Garibaldi, fomos com o ônibus fornecido pela universidade. Ocorreram alguns contratempos como a falta de monitor, porém "deu tudo certo", eles amaram o passeio. Na quarta-feira iremos a Escola para fazer uma análise da visita e saber qual a opinião deles, se foi bom ou não, o que mudou, o que eles aprenderam...Vai ser um trabalho muito alegre e gratificante!
   Eu (Francine) e a coordenadora Katia fomos para Foz do Iguaçu no domingo dia 21 de agosto e retornamos dia 25 de agosto, foi maravilhoso o 29 º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Em breve postaremos fotos tanto da visita ao Jardim Botânico como de nossa participação no SEURS. 

   Em setembro a Marianne e a coordenadora Mara irão representar o Território no IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE.O resumo já foi aprovado e o banner já está pronto também.
    Essas são as novidades que tínhamos para contar. Logo retornaremos com mais informações para vocês. 
     Um enorme abraço a todos.
        Francine da Rosa 

   

Turma da Escola Anita Garibaldi no Jardim Botânico!


Delegação no 29º SEURS! 
 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Próximas ações do Território!!

   
        Olá, caros amigos.
   O Território já começou a organizar as atividades que serão desenvolvidas especialmente na Escola Anita Garibaldi (Viamão) no 2º semestre. Na última reunião, recebemos os novos integrantes da equipe e discutimos sobre o Salão de Extensão e as próximas ações.
   Dia 26 de agosto está marcada e confirmada a visita ao Jardim Botânico com crianças da 4ª série; também estava programada a visita ao DMAE, no dia 22 de agosto, porém tivemos alguns empecilhos que resultaram no adiamento para o mês de setembro.
   No  Salão de Extensão participaremos em duplas ou em grupos maiores (se for permitido) para apresentar na categoria mostra virtual, na qual apresentaremos um “banner  eletrônico”  com as ações realizadas pelo Território no 1º semestre e quais os obstáculos  encontrados para desenvolver  cada ação e nossas expectativas e frustrações  em relação ao planejamento das ações .
    Além do Salão, haverá o IV Seminário do Conexões de Saberes, em Pernambuco. Esse ocorrerá na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), nosso Território será representado pela Marianne.
   A professora Marcia (odontologia) conseguiu materiais para a  oficina de higiene bucal. Teremos que aprimorar a atividade para garantir segurança e promoção de saúde na escola.
  Agora teremos uma nova integrante, a Pâmela do curso de biologia. Mais uma parceira para enriquecer  o nosso Território. Desejamos a ela, boas-vindas!!
   No dia 21 de agosto eu (Francine)  e a coordenadora Katia estaremos viajando para Foz do Iguaçu (Paraná) para participar do SEURS  que acontecerá do dia 22 a 24 de agosto. Retornaremos dia 25 de agosto e, provavelmente, chegaremos a Porto Alegre dia 26 de agosto.
    Na próxima sexta, se não chover, iremos a Escola Walter Jobim para limpar as garrafas que foram separadas para a próxima oficina de puff’s. Alguns integrantes do Território ficarão  na sala de reuniões  terminando os resumos  para o Salão de Extensão e os banner para enviar atém o dia 21 de agosto.
    Por enquanto, era isso!
    Um enorme abraço a todos.
    Francine da Rosa 

                                  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Território Saúde e Meio Ambiente em Foco!!

            Olá,caros amigos. 
      Esse mês nosso território foi contemplado com uma publicação sobre as ações desenvolvidas no Jardim Universitário no Boletim Informativo Online DEDS em foco!
       No Informativo há uma introdução sobre o que é o Território, qual a temática que abrange e as atividades desenvolvidas na Escola Walter Jobim,ressaltando a importância das ações na promoção de qualidade de vida. 
             O informativo está disponível na página http://paginas.ufrgs.br/deds
            Em breve retornaremos mais informações sobre o Território. 
            
           Uma boa semana a todos!!
           Francine da Rosa


Território Saúde e Meio Ambiente!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

E tudo é alegria...Nossos novos guerreiros Conexistas!!!

         Olá, caros amigos leitores. 
             Nosso Território tem excelentes notícias para contar. Todos os membros do grupo estão extremamente felizes porque agora nosso grupo se fortaleceu ainda mais, pois entraram quatro novos integrantes para nos ajudar a dar continuidade ao nosso trabalho. 
        No início deste semestre foram selecionados 18 novos bolsistas para integrar o Projeto Conexões de Saberes e durante a semana passada ocorreram atividades de formação. Na segunda-feira os conexistas  conheceram a trajetória do Conexões e durante a tarde conheceram as atividades desenvolvidas pelo Território Ações Afirmativas; na terça-feira o Território Identidade, Cultura e Patrimônio apresentou as propostas e as ações desenvolvidas pelo grupo; na quarta-feira foi a vez do Território Direitos Humanos relatar suas atividades; na quinta-feira, nosso  Território apresentou para o grande grupo as atividades já realizadas, as ações que serão realizadas no 2º semestre, os eventos nos quais os membros do grupo representarão o Território. Nossas colegas Samia e Cibele falaram sobre o Seminário Conexões  de Saberes que aconteceu em Angicos/ RN ( que foi um sucesso, todos adoraram o trabalho de nosso Território), também foram citadas as frustrações e obstáculos que o grupo enfrentou para desenvolver algumas ações e nossas expectativas. Na sexta-feira tivemos que fazer um sorteio para decidir quem seriam os novos integrantes porque havia sete alunos pretendendo fazer parte do Território, mas poderiam ingressar apenas quatro pessoas.  Os novos componentes do Território são: Breno (biologia), Bianca (biologia),Franciele (educação física) e  Anelise (geografia). Agora estamos mais fortes!!!
            Desejamos aos novos um bom início e esperamos, ao longo de nossa caminhada, para atingirmos todas as suas expectativas, adquirindo muito conhecimento forças para superar todas as adversidades com companheirismo, confiança e responsabilidade. Sejam bem-vindos!!! 
          Por ora é isso! Esperamos que tenham gostado das novidades, em breve retornamos com mais informações sobre nosso Território. 
          Abraços para todos!

Início da apresentação de nossos trabalhos!! 

Todos concentrados na apresentação do Território!!
Comentando as ações do Território!


     
Samia explicando o Hóquei!



 Bolsistas veteranas!!