quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nossa Oficina de Puff's!!

  Nossa oficina de “puff de garrafa pet” foi um sucesso. O território saúde e meio ambiente do conexões de saberes juntamente com a escola Walter Jobim realizou um maravilhoso trabalho de reciclagem que envolveu muitas pessoas da comunidade. Algumas crianças foram com seus puff’s para casa e outras sabendo como fazer o seu próprio. Houve muita organização e as crianças apreenderam com facilidade a realização do trabalho proposto.
  Agradecemos as crianças, pois, após o termino da oficina, todas colaboraram com arrumação da sala, o que deixou o trabalho, ainda,  melhor. Devido ao sucesso, nossa oficina se repetirá. Contamos com a presença da comunidade.
  Deixamos aqui nosso agradecimento, em especial, a todos os colaboradores da escola Walter Jobim que nos deram todo o suporte e atenção necessária para a realização de nossa oficina.
  Fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO!!!
  Até a próxima.

Att,
Território Saúde e Meio Ambiente
Oficineira Daiani Mayer Ribeiro



Planejamentos importantes!!!

   Olá, queridos amigos. 
   Temos mais notícias para vocês! Na reunião da última sexta-feira conversamos a respeito dos Congressos dos quais nosso território pretende participar. A professora Katia, uma de nossas coordenadoras, enviou um documento para cadastramento e liberação da PROREXT da participação do território nos Congressos. 
    O mais próximo é o 29º SEURS  que acontecerá em Foz do Iguaçu e logo após o CBEU que ocorrerá em novembro. Decidimos que em ambos participaremos na modalidade "Comunicação oral", na qual podem ser utilizados recursos como slides, vídeo e ainda há um  debate.Também estamos planejando participar do SEMINÁRIO ESTADUAL DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES que acontecerá na UFERSA no Rio Grande do Norte no fim de julho,por isso encaminharemos em breve projetos.
   Além dos Congressos, participaremos do Salão de Extensão da UFRGS em outubro. Nossa participação será baseada nas ações realizadas no decorrer do semestre e também focaremos os principais objetivos do território nas comunidades. 
    Como estávamos envolvidos com a oficina de puff's da Daiani e com a apresentação do território para os habitantes da comunidade do Jardim Universitário, ficamos fazendo as últimas combinações para  que tudo desse certo. 
    Era isso, por enquanto!
    Abraços a todos!!
                Francine da Rosa 
                                                                   



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Hóquei: último sábado!!!

  Olá,gente!!
   Infelizmente, no sábado passado realizamos a última oficina de Hóquei do semestre na Escola Walter Jobim. 

O número de participantes aumento significativamente, muitos se interessaram pelo esporte e continuarão treinando. Como sempre, eles estavam super-empolgados, por isso o tempo de jogo foi longo. Quando terminou,eles ficaram indagando os dias das próximas oficinas de Hóquei e ficaram muito felizes quando souberam que nos próximos meses retornaremos à Escola para dar continuidade ao esporte. 
   Depois da conversa com eles entregamos as medalhas pela participação assídua,comprometimento e interesse demonstrados. Também os presenteamos com garrafinhas de água, mostrando a importância da hidratação durante e após a prática de um exercício ou jogo. Eles gostaram demais do esporte, foi uma oficina gratificante para todos os representantes do território. 
    Por enquanto é isso. Em breve voltaremos com mais notícias do território. 
    Abraços a todos. 
      Francine da Rosa.


                                                      

Reuniões do Território!!!

    Olá, caros amigos. 
    Na última reunião do território conversamos sobre a oficina da Daiani sobre os puff's: a oficina ocorre neste sábado na Escola Walter Jobim, decidimos que terá duração de uma hora e conversamos sobre quem poderia ir  na Escola para ajudá-la.  Além dessa oficina conversamos sobre a oficina de Hóquei na Escola Walter Jobim, decidimos que realmente terá continuidade no segundo semestre,provavelmente ocorrerá no meses de agosto, outubro e novembro.
     Mais tarde, fomos a reunião com o grande grupo na qual relatamos as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo território, também ouvimos as ações que estão sendo feitas por outros território e foi bem interessante. O  Território Cultura,Identidade e Patrimônio está trabalhando mais na comunidade da Restinga com a rádio comunitária e o Renascer da Esperança oferecendo oficinas de teatro, fotografia, música e produção textual; o Território Direitos Humanos agora tem uma nova coordenadora e logo pretende começar a atuar, seus representantes inscreveram-se em alguns Congressos. Não havia nenhum representante do Território Ações Afirmativas, por isso não tivemos esclarecimentos de quais atividades estão sendo desempenhadas junto com a comunidade. 
  Na reunião relatamos nossa dificuldade de abertura na Walter Jobim e descobrimos que  há outra escola na parada 50 /51 de Viamão que está muitíssimo interessada em nosso trabalho, talvez seja uma excelente experiência. Também podemos entrar em contato  com outras escolas, mas temos que informar a coordenadoria do Conexões. 
   Dia 18 de junho a Escola Walter Jobim estará recebendo um evento chamado SuperAção, estando aberta a comunidade e a outros eventos.Nesse dia, todos os território estarão presentes na Escola para apresentar suas proposta e falar a respeito do Programa Conexões de Saberes e quais seus objetivos.Essas atividades terão início as 9horas e término às 15 horas. 
   Por ora é isso!!!
   Beijinhos a todos. 
         Francine da Rosa 
  

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hóquei : chamada no site!!!

    Olá, bom dia a todos. 
     Viemos dividir com vocês uma notícia que deixou o território muitíssimo feliz: o projeto de Hóquei sobre a grama  indoor  realizado na Escola Walter Jobim coordenado pela nossa colega Sâmia   foi divulgado no site da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama : http://www.hoqueisobregrama.com.br/  (Hóquei para as crianças do RS).
       Convidamos todos para entrar e compartilhar essa alegria com a gente.
      Parabéns a Samia pela iniciativa de apresentar esse novo esporte e ao Daniel pela cooperação e disposição para nossa oficina. E sobretudo parabéns ao Território por trabalhar sempre em conjunto!!
      Abraços a todos!!!
                                                                                                     Território Saúde e Meio Ambiente

Confederação Brasileira de Hóquei!!!

Território Saúde e Meio Ambiente!
Hóquei na Escola Walter Jobim!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fanzine : Magazine do Fã!!!

    Olá , caros amigos. 
    Em maio o território participou de uma oficina sobre produção de Fanzines. Comentei que nós havíamos gostado bastante de participar, porém não expliquei o porquê de termos adorado a oficina e o que realmente é um Fanzine. Hoje falarei mais de nossa obra artística e aposto que vocês sentirão um enorme desejo de fazer um Fanzine também . Vamos lá, mãos a obra!!
   Fanzine significa "magazine do fã", uma espécie de Revista Alternativa  na qual são abordados alguns temas de forma despretensiosa sem assumir nenhuma postura. Os temas podem ser "polêmicos " (economia, politica) ou podem ser suaves (informativos). O Fanzine assemelha-se muito aos quadrinhos e aos jornais antigos, pois as cores predominante são o branco e o preto ( são feitas cópias xerox para distribuí-lo). 
   É permito a utilização de alguns recursos no Fanzine : colagem, pintura, efeitos. A primeira página deve instigar a curiosidade do leitor, deve também adquirir caráter crítico se abordar temas mais polêmicos. No Fanzine o autor tem liberdade para expressar seus pensamentos,arcando com os resultados finais que podem ser positivos ou negativos. No Brasil, o primeiro Fanzine  registrado foi  o Ficção, criado por Edson Rontani, em Piracicaba (SP), em 1965. Nesta época usava-se o termo "boletim" para se referir as publicações amadoras, o termo Fanzine só começou a ser usado a partir de meados da década de 70. 
   Nosso Fanzine foi elaborado com base nas ações do território desenvolvidas na Escola Walter Jobim, em Viamão. Destacamos a Ação Recicle e a Oficina de Hóquei, que são as principais ações do 1º semestre realizadas pelo território. Abaixo segue algumas fotos sobre nosso tesouro, nossa obra artística produzida em grupo. 

Capa do Fanzine do Território!

Tipo do Fanzine : informativo!

Ação Recicle!
Conscientizar é preciso!

Hóquei: esporte = saúde!

Hóquei: Seleção Walter Jobim!!

Finalizando o trabalho!!
Meio Ambiente & Saúde!!
    O território espera que tenham gostado de conhecer o Fanzine e que tenham apreciado nossa produção. Para quem quiser conhecer ainda mais os Fanzines, indico esses dois sites: http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=41&rv=Literatura  e  http://www.overmundo.com.br/overblog/fanzine-na-mao-e-no-papel
     Um enorme abraço a todos!!!
                                                                                                                                     Francine da Rosa 

Território Saúde e Meio Ambiente!    

domingo, 5 de junho de 2011

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06- Dia Mundial do Meio Ambiente!
           Olá, caros amigos. 
       Hoje é um dia muito especial para nosso território, pois é o Dia Mundial  do Meio Ambiente. Estamos em um momento delicado, sabemos o quanto nossa "casa " está ameaçada pelo homem  e é exatamente por isso que temos que preservá-la. Quando estamos tristes, aflitos ou com algum problema,  ficamos  debilitados e queremos ser compreendidos, assim é nossa Terra.
      Cada gesto pode contribuir bastante com a beleza de nosso Planeta. Separar o lixo, não contaminar nossas águas, dizer Não à poluição, reaproveitar os materiais... São tantas pequenas ações que podem transformar o mundo!! Nossa união pode dar "bons frutos". Abrace essa causa! Ressalte seu amor pelo Meio Ambiente!
      Respeite o Meio Ambiente. Preserve nossa casa. Cuidando do Meio Ambiente você transforma o mundo em um lugar melhor para se viver.

       Um abraço a todos!
                                                     Território Saúde e Meio Ambiente     

   

Mais emoções!!!

          Nosso encontro semanal foi tranquilo: relatamos o sucesso da oficina de hóquei, conversamos sobre a oficina de Puff´s que será coordenada pela Daiani e conversamos sobre nossa participação nos Congressos de Extensão. Nesses Congressos abordaremos os temas do território, falaremos das oficinas já realizadas e quais seus resultados, falaremos dos obstáculos encontrados para que conseguíssemos realizar algumas delas e falaremos sobre o blog.  Quanto a oficina de puff's, teremos que divulgar bastante, a Daiani  já fez o modelo para mostrar na hora da divulgação. As oficinas da Ação Recicle talvez não tenham tanto êxito porque nosso contato com a Escola Walter Jobim está ficando mais restrito e formal mas não desistiremos.
        No  sábado tivemos a 3ª oficina de Hóquei. Eles só queriam jogar!! Muitos já sabem todas as regras do hóquei, estão bem treinados. A tarde com eles  também foi sensacional!! Hoje tivemos mais participantes, o que nos incentivou ainda mais. Foi maravilhoso estar lá!! Sábado que vem é o último, provavelmente estenderemos para o próximo semestre. Eles que nos aguardem...

             Era isso!! Um abraço a todos!!
                                                                                                                                  Francine da Rosa 

Katia comprovando a resistência do Puff!!

Puff pronto!!!
E o puff era resistente mesmo!!

sábado, 4 de junho de 2011

2ª Oficina de Hóquei: mais alegrias!!!

       Olá, caros amigos.    
     Vim contar mais um pouquinho de nossas ações, são tantas as emoções!  
     No sábado,dia 28 de maio, tivemos a 2ª oficina de Hóquei. Foi muito legal porque havia alunos novos e alunos que participaram da 1ª oficina. Dos alunos novos, três conheciam o esporte e estavam bastante empolgados.
   Algumas coisas não aconteceram como esperávamos e tivemos que improvisar na hora. O professor de educação física esqueceu de deixar os cones na sala para utilizarmos, então, pedimos a vice-diretora Verenice que nos deixasse usar dois baldes. Além dos baldes, utilizamos duas garrafas pet's. Ninguém está livre de imprevistos não é mesmo?
     No encontro também estavam dois cachorrinhos muito lindos (um deles era muito bravo, queria nos morder!). O que nos surpreende é a facilidade que eles tem para aprender, entendem tudo " num piscar de olhos" e se ajudam. Quando acabou eles ficaram nos perguntando quando será o próximo encontro. É  gratificante  a alegria deles ao término do jogo.
    Adoramos o hóquei!! Ressalto que todos estão convidados a participar dos jogos na Escola Walter Jobim!! Por ora é isso!!
     
        Até a próxima postagem.
        Beijinhos a todos!!!
         Francine  da Rosa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Agitos de sexta-feira!!!

   A sexta-feira foi muito produtiva para o território. No início da tarde nossas colegas Samia, Marianne e Danila visitaram a Escola Anita Garibaldi para conhecer a escola e ver se haveria possibilidade de atuação do território. Infelizmente, não tivemos muita abertura porque no período de julho a março de 2012 a Escola estará em obras, tornando inviáveis algumas atividades e restringindo outras.
  Por enquanto, a diretora autorizou nossa presença na Escola para divulgar as atividades que acontecerão na Escola Walter Jobim. Talvez façamos palestras curtas (sobre higiene bucal, por exemplo), trabalho sobre zoonoses com EVA. A diretora considera importante uma atividade de passeio para as 5ªs séries, sugerindo uma visita ao Jardim Botânico. Para tanto, o território já está planejando essa ação e a previsão é de que ocorra em setembro.
  O projeto de Hóquei sobre a grama, desenvolvido na Escola Walter Jobim, infelizmente não será realizado na Escola Anita Garibaldi. Como a escola entrará em obras não poderíamos realizar lá e a Praça Diamantina é o local de lazer dos alunos achamos interessante desenvolver o projeto na Praça. A Ação Recicle, a principio, também não será realizada na Escola Anita Garibaldi visto que a Escola não separa o lixo seco do orgânico.
  Nossa reunião foi baseada nos relatos da visita à Escola e também nos relatos do 1º sábado da Oficina de Hóquei na Escola Walter Jobim. Debatemos também sobre a participação do território no Salão de Extensão e confirmamos o dia da Oficina do Puf's. Dia 18 de junho estaremos na Escola mostrando como produzir dos puf's e quais são os benefícios dessa produção.
  Depois da reunião fomos à oficina na Escola de Engenharia. Também foi muito interessante, pois aprendemos a criar plataformas, a utilizar os recursos do blog e a criar páginas. Nosso dia foi bem cansativo, porém os aprendizados foram inúmeros.
    Por ora, é isso!!
   Até a próxima postagem.
  Abraços a todos!!!
       Francine da Rosa