sexta-feira, 27 de maio de 2011

Início da oficina de Hóquei

       Em nossa última reunião, dia 20 de maio, definimos quais serão as atividades realizadas neste semestre na comunidade do Jardim Universitário. Nossa colega Marianne montou um cronograma com as atividades que faremos tanto nesse quanto do próximo semestre, ao longo do tempo outras atividades serão incluídas. Para esse semestre,além do projeto Ação Recicle e do Hóquei serão feitas as oficinas de produção de puff's com os alunos e pais interessados,os folders já estão prontos e logo estaremos divulgando a oficina na Walter. 
        Sexta a noite o território participou da oficina de produção de Fanzine realizada na reitoria. Foi muito legal!! Fizemos uma espécie de "jornal informativo" contendo informações sobre o território e suas formas de atuação. Colocamos o Ação Recicle e projeto de Hóquei que estão sendo realizados nesse mês. Modéstia a parte, nosso Fanzine ficou muito lindo!!! 
      No sábado a tarde iniciamos as oficinas de hóquei com as crianças na Walter. Inicialmente, eles estavam tÍmidos, mas depois participaram  bastante. Contamos com a presença do  professor Daniel Finco, especialista no esporte e Coordenador da Confederação Gaúcha de Hóquei Sobre a Grama,  as crianças ficaram à vontade para tirar suas dúvidas e aprender. Montamos dois times, até as meninas do território jogaram. Não era uma disputa , por isso nenhum time saiu vitorioso, o que valia era  a união da equipe, o conhecimento do esporte e a diversão. Foi uma tarde maravilhosa!!
        Na sexta, dia 27 de maio, algumas representantes do território participarão de uma reunião na Escola Anita Garibaldi para conhecer as atividades correntes na escola e divulgar nossas propostas de atuação. Depois teremos nossa reunião semanal e participaremos da oficina FERRAMENTAS PARA A COMUNICAÇÃO: 
O BLOG E AS PLATAFORMAS VIRTUAIS PARA CRIAÇÃO DE REDES  na Escola de Engenharia da UFRGS. 
             Esse sábado  é o 2º dia da Oficina de Hóquei. Estão todos convidados!!!
            Por ora é isso!!!
           Abraços a todos. 
              
             Francine da Rosa 



   

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Início das atividades no Jardim Universitário!!!



       Temos o prazer de comunicar que o nosso território já iniciou suas atividades na Escola Walter Jobim. No dia 11 de maio, a Marianne  colou os adesivos nas lixeiras e começou as palestras com as turmas  do turno da manhã, eles responderam qual era o local mais apropriado para colocar cada tipo de lixo (papel, garrafa, resto de lanche escolar), após isso foi explicado quais eram as opções certas e o porquê das escolhas. As atividades de conscientização sobre a reciclagem e a importância do lixo continuarão sendo realizadas com crianças de 1ª  a 5 ª séries.
       Na sexta-feira, dia 13 de maio, antes da reunião do grupo eu, a Samia,a Mari e a Cibele visitamos novamente  a Escola para divulgar os campeonatos de Hóquei e anexamos cartazes nos murais. Também foi divulgado nas salas de aulas e muitos ficaram empolgados. As atividades esportivas começam neste sábado e, inicialmente, será realizado com 30  alunos das 5ªs e 6ªs séries com idade entre 12 e 14 anos.
     Enquanto as meninas divulgavam o hóquei, conversei com o professor de química da escola e, como ele já desenvolve um projeto de produção de sabão, atuaremos em  conjunto. Provavelmente,  teremos oficinas de produção de detergente e amaciante  aos sábados e em algumas tardes da semana, os  materiais estão disponíveis na Escola e o laboratório será liberado para os alunos e para os palestrantes e responsáveis pelas  oficinas.
       Na reunião, decidimos que iniciaremos coleta de garrafas Pet’s para as oficinas de produção de puff’s. Precisaremos de aproximadamente 20 garrafas para cada Puff. Essa oficina abrangerá os alunos maiores de 16 anos. A Daiani ficou responsável pela organização dessa tarefa.
      Essas são as novidades do território. Em breve retornamos com  mais notícias fresquinhas. 
       Abraços a todos!!!
       Francine  da Rosa






quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reunião Coletiva!!

              No dia 02 de maio,nos reunimos para relatar o que fizemos durante a semana e o andamento dos projetos. A Marianne  não pode ir à escola anexar os adesivos às lixeiras, por isso ficou marcado para hoje ( quarta-feira).A partir do dia 23 de maio começaremos a fazer as palestras na Walter Jobim, abrangendo os adolescentes e as  crianças. Dividimos os dias em que cada representante do território poderá auxiliar a Mari nas palestras.
           Ainda falando sobre nossas ações, na sexta-feira a Samia divulgará o Projeto de Hóquei na Escola. As atividades terão inicio dia 21 de maio sendo quatro sábados consecutivos na Escola Walter Jobim, mas estarão abertas à comunidade. Levaremos folhetos e cartazes espalhados pela Escola para que todos tomem conhecimento e divulguem também.
               A Danila também visitará a Escola essa semana para conversar e decidir junto com o Henrique as ações para a horta. Decidimos que também levaremos esse projeto à Escola Anita Garibaldi. 
              Após nossa reunião ficamos para a encontro com todos os Conexistas. As discussões ficaram mais focadas no PAG, ficando acertado que continuará sendo obrigatória a partcipação de todos os bolsistas. Quem não quiser participar do PAG terá que se inscrever em algum programa semelhante.
          Todos os territórios apresentaram suas propostas nos locais em que pretendem atuar. Faremos, provavelmente, parceria com os Grupos PETs da universidade para atuar em conjunto, dividir experiências e melhorar nossa atuação na comunidade.
               Por ora é isso! Em breve voltaremos com mais notícias do território.
              Abraços a todos.
       Francine da Rosa


quinta-feira, 5 de maio de 2011

1º Encontro Conexões de Saberes Região Sul

   Dia 28 de abril o território participou de 1º Encontro Conexões de Saberes Região Sul no qual estavam reunidos os representantes PET- Conexões das universidades : Unipampa,FURG,UFPel,UFSC,UFSM,IFRGS e UFRGS.O evento foi realizado no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS,a proposta era  a apresentação rápida da atuação de cada grupo,quais os recursos disponíveis e o as pretensões para os próximos meses.
   Em relação aos grupos PET as semelhanças de trabalho são enormes. Os grupos têm reuniões semanais, participam e/ ou desenvolvem atividades de leitura e produção textual,possuem parceria com outros grupos, realizam oficinas e palestras nas escolas e comunidades, desenvolvem pesquisa e apresentam dados que comprovam a importância do Programa dentro da extensão.
    Após a apresentação de todos , os bolsistas do Conexões falaram de cada território e suas propostas e atuação. Pelo que pudemos perceber, nosso grupo é o que mais cedo começará a “botar a mão na massa” mesmo, já tivemos reuniões, temos idéias e  metas bem definidas. Nossa porta-voz, a Marianne, representou todo o grupo e arrasou na apresentação; a organização e nossas reuniões semanais foram essenciais para nossa determinação e início de tarefas ainda em maio.A próxima reunião com o grande grupo será dia 06 de maio.Nessa semana nossa colega Marianne visitará a Escola Walter Jobim para anexar os adesivos às lixeiras da Escola, essa é a 1ª ação efetiva...Com certeza será inesquecível esse momento!!!
   Essas são as notícias mais recentes. Em breve voltaremos com mais novidades.
   Abraços a todos.
         Francine da Rosa