sábado, 30 de abril de 2011

Reunião do Território com o Conselho Escolar!!!

      Dia 18 de abril participamos de uma reunião juntamente  com o Conselho Escolar da Walter Jobim para apresentarmos nossas propostas de atuação e conhecer os trabalhos  que eles desenvolvem dentro da escola e/ ou na comunidade próxima à Escola. Iniciamos a reunião às 19h e terminamos quase 21h30.
      Estiveram presentes na reunião três membros do Conselho: Henrique Floriano, Guaracema    e Newton. Inicialmente, começamos a falar sobre nossas idéias e percebemos que a necessidade maior é  comprometimento. A carência de voluntários é grande também.
      Aos finais de semana  a Escola é “aberta” pela comunidade, eles cuidam da escola e utilizam-na  como espaço de lazer. Na escola já há um projeto de horta desenvolvido com 20  crianças nas quartas-feiras  até 11h45min  e coordenado pelo Henrique, tudo que é colhido é utilizado no preparo da merenda escolar. Além deste projeto o Henrique também atua no Projeto Mais Educação.
    A Guaracema  faz parte do Projeto Renovar e desenvolve atividades de dança na Escola.  Os alunos são meio tímidos, um pouco “trancados” , porém participam de atividades desde que estas não exijam grandes esforços.  Os pais não são muito atuantes também, as famílias vão à Escola aos finais de semana  para descansar ou para acompanhar seus filhos. Alguns pais são alunos  noturnos, por isso têm uma relação mais “amigável “ com  a escola.
     Eles gostaram  bastante de nossos projetos utilizando garrafas pets  e outros  materiais recicláveis para a  produção de pufs, mas acham que devemos realizar esse trabalho com os pais. Esse ano eles estão recolhendo baterias e materiais eletrônicos para reciclar. As lixeiras de escola receberão novos adesivos, pois eles acharam excelente o novo  modelo de adesivo apresentados pelo grupo; também foram aprovadas as  palestras sobre  os  temas que pretendemos desenvolver .  Serão espalhadas novas lixeiras pelo pátio para que os alunos utilizem  na hora do recreio, principalmente. 
      Nossos projetos sobre higiene também foram aprovados por eles. Atuaremos com oficinas para os alunos do Ensino fundamental. Eles solicitaram atividades que conscientizem os estudantes de forma agradável, explicando algumas doenças (principalmente as associadas aos ratos), a importância de prevenir os problemas de saúde.  
      O projeto de Hóquei sobre a grama na escola  foi totalmente estimulado pelos membros do Conselho. A partir de maio faremos as primeiras atividades esportivas na escola.  Talvez façamos atividades de basquete porque  eles acham que terá um público enorme e podem nos fornecer o material.
      Conseguimos parceria para as oficinas de produção de sabão e desinfetantes na escola, o professor de química quer voluntários para ajudá-lo a desenvolver atividades desse tipo. Os laboratórios serão nossos grandes aliados.
       A escola já tem os seguintes projetos:
Ø  elaboração de gincanas
Ø  aquisição de  mais lixeiras- logotipo desde 2010
Ø  linhas de cuidados com o Planeta
Ø  torneios de futsal desenvolvidos por um senhor que trabalha no SESI e se compromete a realizar a atividade de dois em dois meses.
Ø  Sensibilização Projeto Ilha das Flores – palestrante Leonel foi um dos primeiros palestrantes da escola.
Ø  Atividades de integração  e passeios: filmes educativos,teatro, zoológico.
Ø  Apresentação de Power Point- Jornal da Escola.
Ø  Semana do Reciclável
    
    Conseguimos telefones e  perguntamos com quem devemos falar, além dicas e contatos.    Obtivemos confiança e aprovação deles para atuarmos  na comunidade escolar.A partir de agora é só colocar a mão na massa e seguir em frente.

       Essas eram as novidades !!!  
       Em breve voltaremos com mais no1tícias sobre o território.

     Beijinhos a todos.
        Francine da Rosa 

                                               

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novidades do Território!!!

      Oi, pessoal!! Viemos divulgar mais notícias do Território.
    Dia 15 de abril de 2011 tivemos reunião de território na qual fomos informados sobre os  Congressos que acontecerão esse ano. Dos quatro eventos  anunciados, obrigatoriamente participaremos de dois: o Congresso Brasileiro de Extensão e o Salão de Extensão da UFRGS. Ainda não escolhemos  um tema principal para ser abordado em cada um dos eventos,provavelmente falaremos do Programa Conexões de Saberes e do nosso território.
     Também discutimos nossa atuação na Escola Walter Jobim que terá início em maio. Na terça-feira,às 19h participaremos de uma reunião junto ao Conselho Escolar, na  qual vamos expor  nossas idéias  e conhecer um pouco mais a atuação do Conselho dentro da Escola.
    Nossas propostas abordam vários assuntos: higiene, reciclagem, esporte, horta,saúde preventiva,entre outros.  Faremos palestras e oficinas sobre os temas citados, proporcionando integração e conhecimento  para todas as faixas etárias da Escola. Trabalharemos em conjunto com  a Escola, utilizando todos os recursos disponíveis, inclusive os laboratórios ( para montagem e  ensinamentos).
     A Camila ,que está se reunindo com as coordenadoras em outro horário, nos mandou propostas para trabalho sobre zoonoses. Com as crianças será um trabalho mais suave envolvendo até pintura e com os adolescentes,  atividades que envolvam os laboratórios. Dia 28 acontecerá o I Encontro Conexões de Saberes Região Sul, a Marianne apresentará o território e nossas ações.
    Já montamos nossos projetos, só estamos aguardando autorização para começar nosso trabalho. Será uma longa e preciosa caminhada.
     Em breve voltaremos com mais notícias sobre o território.
       Abraços a todos.
       Francine da Rosa 


Ações do Homem e Consequencias no Meio Ambiente, Entenda o Ciclo preservação

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Visita a Walter Jobim

               Olá, tudo bem? Esperamos que sim, viemos divulgar nossas últimas ações de Território.

            Na última sexta-feira estivemos na Escola Walter Jobim pesquisando sobre assuntos debatidos na última reunião de grupo. Entre os assuntos estavam a situação da horta da escola, a separação do lixo e os esportes na disciplina de Educação Física.
             A conexista Danila foi a responsável por conferi a como está a horta da escola que até o ano passado, segundo relatos da Vice-diretora que foi muito simpática ao nos receber, fuincionnava muito bem mas com a chegada das férias abandonou-se e o mato acabou tomando conta. Mas conseguimos encontrar ainda alguns pés de couve, cenoura e um limoeiro.

O mato tomou conta


Conseguimos achar couve

               A conexista Sâmia tratou de conversar com um dos professores de Ed. Física que estava na quadra no momento em que chegamos. Ele foi muito receptivo e disse estar aberto as propostas do grupo. Também comentos sobre as atividades que podem ser realizadas aos sábados na escola e se dispõs a ajudar na medida do possível.
As crianças aproveitando a quadra da Escola

              Por fim, a colega Mariane aproveitou para conferir como acontece a seleção do lixo produzido na escola. A intenção era ver se a escola utiliza lixeiras adequadas para a separação de lixo seco do lixo orgãnico e como é feita essa definição junto às lixeiras. Vimos que na escola há sim lixeiras separadas e indicações do tipo de lixo deve ser posto emc cada uma, porém temos planos de melhorar essa iniciativa da escola. Mas isso noticiaremos depois.
Lixeiras da Walter Jobim
                 Por enquanto é isso. Logo mais voltaremos com mais notícias e fotos sobre o nosso Território. Um abraço a todos.

Fancy Borges e Cibele Capaverde - que foram junto com as meninas para alegrar a subida até a escola.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontro especial

           Neste sábado estiveram algumas integrantes do Território Saúde e Meio Ambiente participando do Programa de Apoio a Graduação no Anexo I da Reitoria. Eis que ao final da aula deparamo-nos com o IV Encontro de Carros Antigos da UFRGS e adivinha quem encontramos por lá? Veja:
           Ele mesmo Ico Thomas diretamente do Patrola para o estacionamento da UFRGS. E como boas tietes não deixamos escapar a oportunidade de tirar uma foto com ele, que foi de uma simpatia imensa.
Fica aí o registro desse encontro pra lá de especial.

          É isso galera, um abraço e até breve.

          Fancy Borges