quarta-feira, 14 de setembro de 2011

IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE !!

 O IV Seminário do Conexões de Saberes na UFRPE teve início no dia 08/09/2011, com a execução do hino nacional e a apresentação da mesa.Contava a mesma, com o coordenador geral do Conexões de Saberes da UFRPE, Alexandro Cardoso Tenório, muito querido por todos e a Pró-reitora de ensino de graduação Maria José, além de representantes da reitoria, convidados e do SECADI.
A Pró-reitora Maria José surpreendeu a todos quando relatou que pretendem  criar o Programa Conexões de Saberes da UFRPE, organizado pela universidade, já que o encerramento do mesmo está previsto para o final do ano, continuando com o formato original do programa que demonstra ser um sucesso e muito importante para os alunos de origem popular.
A UFRPE está completando 100 anos de existência no próximo ano, e conta com alunos de todas as regiões de Pernambuco. Além de ser referência, através do Programa Conexões de Saberes, nas Escolas e cidades que são feitas as ações pelos conexistas, sejam estas participantes ou não do  Programa Escola Aberta.
Na Mesa Redonda – “Uma vez conexista, sempre conexista”,7 ex-conexistas deram seus testemunhos sobre a vivência no programa e os reflexos suas vidas. Foi surpreendente escutá-los e saber o quanto sua vivência influiu na sua vida profissional e principalmente acadêmica, graças as suas participações em seminários, congressos e artigos feitos durante sua permanência no programa. Os mesmos eram sobre os resultados ou projetos em que estavam atuando. O Programa Conexões de Saberes para estes ex-conexistas proporcionou um forte incremento nos seus currículos e deu-lhes uma capacidade de escolha, ou seja,  de saber o que realmente querem e o que querem. Ampliou suas “visões” e pôde “dar-lhes  um olhar diferenciado”  para novas oportunidades e ainda, vivenciar a Universidade.
 Logo após, tivemos uma reunião só para estudantes sobre o FEOP, Fórum de estudantes de origem popular. Foram feitas críticas ao programa em relação a sua real conexão com as comunidades e na questão da identidade de cada participante. A questão do encerramento do Programa e sua substituição pelo PET-conexões, suas controvérsias em sua realização, devido a real prioridade do PET que seria o meio acadêmico, pesquisa e ensino, sem levar em conta a extensão, além de não ser um programa de ações afirmativas.
O lançamento dos livros foi muito emocionante, pois foram edições feitas pelos ex-conexistas que hoje já estão cursando mestrado da UFRPE e seus orientadores, tornando o trabalho concluído.
A apresentação dos pôsters foi muito rica e com trabalhos muito interessantes, ligados as questões de mais necessidade da região e divididos por temas especificados pela coordenação do seminário. Em destaque, um painel relatando um assunto muito importante para todos nós como conexistas: O papel da extensão universitária para uma configuração da educação popular e da cidadania. Destacando uma preocupação do nosso papel para com as comunidades e a responsabilidade que temos assumindo este papel.  O restante dividiam-se em vários temas e focos, e mesmo assim foram inovadores a cada descrição da atividade proposta ou no caso dos PET´s o projeto adotado para vigorar.
O evento está sendo muito enriquecedor e com certeza uma troca de saberes entre as Universidades Federais de diversos Estados como: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Maranhão e Rio Grande do Sul.
No segundo dia 09/09/2011, o evento continuou com toda força e logo pela manhã, pudemos assistir aos colegas dos PET´s conexões mostrando suas atividades e seus projetos para realizar a conexão com as comunidades com um embasamento teórico, além de detalhados métodos de aplicação dos mesmos no público alvo de cada ação proposta.
Dando seguimento, foram apresentados mais pôsters entre os quais estava o do Território Saúde e Meio Ambiente , na linha temática de extensão universitária e cidadania, apresentado pela conexista Marianne Nunes, que representou o Território no evento e acompanhada pela Coordenadora Mara Ritter.  O painel foi apresentado para alunos, participantes e organizadores do evento, para os quais, a explanação foi muito detalhada e com respostas as perguntas feitas pelos mesmos.
À tarde, tivemos a oportunidade de saber quais são os pensamentos em relação às ações afirmativas no Nordeste, na Mesa Redonda- “Ações Afirmativas: diálogos entre o Conexões de Saberes e o PET”,  participando o Prof. Claudio Orlando e a Profa. Rita Dias, ambos da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e de grande prestígio aqui na região. Foram colocadas em pauta o papel do conexista como ações afirmativas, a união entre conexistas e PET-conexistas e a grande necessidade da auto afirmação social da comunidade popular.
A exposição de fotos feitas com latas e/ou caixinhas de fósforo com o título de FOTOENLATANDO, também foram destaques no evento, observando a criatividade de um estudante da UFRPE, em tornar ainda mais em conta, como registrar momentos importantes de uma maneira  simples e barata.
Como encerramento, não poderia faltar, uma espetacular apresentação de danças tradicionais da região com o grupo Fabricando Arte.
Foi um grande prazer representar com o Território Saúde e Meio Ambiente, a UFRGS neste evento de âmbito nacional e que debateu questões tão importantes para nós estudantes de origem popular!
E ao DEDS, muito obrigada pela dedicação.
 Marianne Nunes.

UFRPE: 100 anos em 2012.
IV Seminário do Conexões de Saberes -UFRPE! 
Banner do Território! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte Sempre.