quarta-feira, 14 de setembro de 2011

29º Seminário de Extensão Universitária- SEURS/ Foz do Iguaçu-Paraná!

Olá, caros amigos.
É com imenso  orgulho que  falo sobre o sucesso do 29º Seminário de Extensão Universitária  em Foz do Iguaçu (Paraná)no qual representei o Território juntamente com a coordenadora Katia Saímos dia 21 de agosto de Rótula da Reitoria da UFRGS distribuídos em dois ônibus, sendo o segundo com representantes da UERGS e da UFCSPA. Chegamos em Foz do Iguaçu na madrugada do dia 22 de agosto e saímos para realizar o  credenciamento de manhã. Fomos bem tratados, recebemos camiseta, mochila, caneta, cronograma das atividades; porém, como estávamos divulgando o 5º Congresso de Extensão Universitária que acontece em  Porto Alegre no mês de novembro, tínhamos que estar sempre uniformizados, com o moletom e com as camisetas da UFRGS.As universidades que estavam participando  do Seminário eram:UFRGS,UFSM,FURG,UFPEL,UFSC,UEL,UNIPAMPA,UEPG,Unicentro, Unioste,,Unespar,UEM,UDESC,UTFPR,UENP,,UFFS,IF-SC,UNILA,UFCSPA e UERGS.
  Durante a tarde tiveram início as apresentações com vídeo-relato sobre diversos temas (Comunicação; Meio Ambiente; Cultura; Saúde; direitos Humanos e Justiça; Tecnologia e Produção; Educação; Trabalho).
Nesse mesmo dia,  conhecemos o Parque Tecnológico de Itaipu, participamos do coquetel de abertura e logo após fomos ao Teatro Barrageiros para assistir à abertura oficial, com peça teatral e discurso de autoridades importantes, das quais faziam parte reitores e pró-reitores de extensão das universidades participantes, prefeito e outras autoridades locais. Nossa pró-reitora, Sandra de Deus apresentou-se belamente e foi aplaudida diversas vezes.
Depois da abertura oficial partimos para assistir à iluminação da Hidrelétrica de Itaipu...Fiquei tão emocionada, é muito lindo demais, é como se você estivesse voando entre as estrelas.  Após esse momento inesquecível e especial, participamos de um coquetel em homenagem a todos apresentadores de trabalho dos outros estados ( Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
 Na terça-feira, dia 23 de agosto ocorreram as apresentações das oficinas abrangendo  vários temas também.  Durante a manhã, pudemos ir ao Paraguai e à Argentina; foi sensacional conhecer outros países, ver as diferenças de cultura e também fazer umas comprinhas.  Durante a tarde, como não havia apresentação de trabalhos fomos o Parque Nacional do Iguaçu... Nesse dia fiquei muitíssimo feliz e fascinada com tudo, é tão lindo ver as Cataratas,é tão bom ouvir a força das águas e ver tanta maravilha em um só lugar.Depois de apreciar as Cataratas participamos do Jantar de Confraternização no CTG Charrua- Foz do Iguaçu, assistimos às apresentações  em homenagem às universidades de Santa Catarina e Rio Grande do  Sul feita por estudantes da Unioste e da Unila.
Na quarta-feira foi a minha vez de representar o Território, apresentando o pôster sobre as ações já desenvolvidas e nossos planos para o 2º semestre.  Oficialmente a apresentação começava às 10h30min, mas quando coloquei meu banner no estande, formou uma roda gigante ao meu lado para conhecer nosso trabalho, também haviam muitos fiscais entre o público contemplando todos os trabalhos. Antes do início das apresentações consegui ver os demais pôsteres, todos estavam muitíssimo interessante e a temática  Meio Ambiente era predominante.
 Durante a tarde, tiveram as apresentações orais  e o encerramento das atividades. No coquetel de encerramento muitas autoridades falaram, alunos e professores fizeram um relato sobre o evento e o que mais lhes “chamou a atenção”. Nossa pró-reitora de Extensão recebeu uma homenagem e falou sobre o evento; a UFRGS realmente é referência em outros estados, todos apreciam e reconhecem nosso trabalho.
 Durante a noite aproveitamos para passear um pouco mais pela cidade, conheceram lugares que ainda não tínhamos ido. Além de conhecer mais sobre as outras universidades, fiz muitos amigos e adquiri muito conhecimento em outros campos. Foi uma experiência maravilhosa.
Na quinta-feira saímos de Foz do Iguaçu e chegamos em Porto Alegre no início da madrugada de sexta-feira. Foi uma viagem longa, porém inesquecível. Fiquei feliz porque nosso Território foi reconhecido por suas belas ações, espero que possamos continuar beneficiando as comunidades populares, aprendendo muito com eles e divulgando esse conhecimento porque isso é gratificante. Extensão é isso: levantar a bandeira e fazer acontecer!
Por ora, era isso!
Beijinhos a todos,
  Francine da Rosa.
  
Pôster do Território!!


Delegação UFRGS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte Sempre.